HISTORICO DA LINHA: O ramal foi projetado pelos ingleses da Rio Claro Railway, e emtregue pela Cia. Paulista, partindo da estação de São Carlos, no tronco da Paulista, até Água Vermelha, com 63 quilômetros, em 01/04/1892, tendo sido prolongado até Santa Eudóxia, na fazenda do mesmo nome às margens do Mogi-Guaçu, onde chegou em 20/09/1893. O ramal acompanhava basicamente o curso do córrego dos Negros e o rio Quilombo por quase toda a sua extensão, e manteve a bitola métrica durante toda a sua existência. Em 12/02/1962, foi suprimido, retirando-se os trilhos do leito no final de 1964
A ESTAÇÃO: A estação de Alfredo Ellis, nome dado em homenagem ao dono da fazenda Santa Eudóxia, onde ficava a estação, foi inaugurada em 1906, como a última do ramal a ser aberta, catorze anos depois do início do ramal de Água Vermelha. Da estação, saía um ramal da Cia. Agrícola Fazenda Paulista, com 3 km e bitola métrica, para o transporte de lenha; chamava-se desvio Alfredo Ellis, segundo informações de um relatório estadual de 1929; segundo ferroviários que trabalharam no ramal nos anos 1940 e 1950, o ramal lenheiro tinha 31 km a partir da estação e atingia as margens do rio Mogi-Guaçu, de onde a Paulista trazia lenha do outro lado do rio, no atual município de Luiz Antonio. Tinha um posto telegráfico no km 7 e outros no km 19 e no 28. Do km 19 saía um outro ramal. Segundo depoimentos de ex-funcionários que trabalharam no ramal lenheiro, o desnível de Alfredo Ellis até o rio era muito acentuado, e dependendo da carga havia de se usar duas e algumas vezes até três locomotivas a vapor para a volta. A estação foi desativada em fevereiro de 1962, com a supressão do tráfego no ramal, e teve os trilhos retirados em outubro de 1964. Está hoje abandonada, depois de ter sido descaracterizada e habitada por famílias. Situa-se ao lado da estrada SC-329, que liga São Carlos ao distrito de Santa Eudoxia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsI6Fb1UDPr9GB6cMxD4qFKNqDqDeIO-sJlwa3i6jkcHSEd6RTqcG9fOovIS4xjAOYQ_ntoB0zAZno8K1yCxYriOhu3XS3-hGjUO_DNpp8PmpntmTJD67TfwVtAvQMiVsXb00yHlH6G6Q/s320/tremramaguavermelha.jpg)
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1906 a 1962. Na foto, o trem do ramal parte da estação de São Carlos nos anos 1950
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5x8TL9C7MIcxZkvUnhLLU08l-2G5eb2fy3lqI7twrUdCVkqkUboVr6fycJ7PDJZOKflBrnA0LGrlnwuKxNZlQ_iI-rcmHLYU_SIWwKK1lvY8pd26UBC4A5B2Sf-l8YgBuBR_GELiE1A4/s320/Em+1918%252C+%25C3%25A9poca+das+fotos%252C+a+viagem+come%25C3%25A7ava+em+S%25C3%25A3o+Carlos%252C+passava+por+Babil%25C3%25B4nia%252C+corria+ao+lado+do+rio+Quilombo..jpg)
Em 1918, época das fotos, a viagem começava em São Carlos, passava por Babilônia, corria
Nenhum comentário:
Postar um comentário